Uma História
Dedicada á Dança

A Cisne Negro Cia. de Dança, fundada por Hulda Bittencourt, onde foi diretora artística por 44 anos (in memoriam) e atualmente sob
a direção artística de Dany Bittencourt, é considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, sucesso de crítica e
de público, com quase cinco décadas de existência, olhando para o futuro, sempre pronta para levar a sua inovadora dança aos
quatro cantos do planeta!

Entre seus traços está a diversidade e a inovação e ao longo de sua trajetória, detém alguns dados marcantes: já foi assistida por um público superior a 5 milhões de pessoas / em 17 países / passando por mais de 500 cidades, com uma média de 60/80
apresentações/ano.

Nos últimos anos, tem atingido um expressivo retorno de mídia espontânea, traduzindo-se em um grande alcance de público através das mídias impressas, mídias sociais, matérias televisionadas – transmissões e retransmissões – divulgação e/ou veiculação, exibição, reprodução e plataformas digitais.

Mozartissimo CCD 0567

Hulda Bittencourt (in memoriam)

Fundadora, Diretora Geral e Artística

Iniciou seus estudos com Maria Olenewa, pioneira do balé clássico no Brasil. Especializou-se em vários métodos de ensino de dança desde o contemporâneo até o clássico, entre eles, o da Royal Academy of Dancing.

Fundadora, Diretora Geral e Artística da CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA, com 46 anos de existência e do ESTÚDIO DE BALLET CISNE NEGRO, com 65 anos de existência, Hulda, falecida em 2021, deixou um importante e reconhecido legado para a DANÇA BRASILEIRA.

Realizou com a CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA diversas apresentações por todo o Brasil e pelos quatro continentes e o sucesso das tournées nacionais e internacionais, bem como o reconhecimento da crítica e do público, consagrou a Companhia como um dos melhores grupos de dança do país.

Utilizando a sua veia artística apurada, Hulda foi uma “lapidadora de talentos”, mestra em transformar, muitas vezes “pedras brutas” em “pedras preciosas”. Fez parte da formação de inúmeros profissionais na ÁREA DA DANÇA e afins, que hoje são nomes consagrados atuando em importantes Companhias no Brasil e no exterior.

Hulda Bittencourt - Cisne Negro Cia de Dança

DANY BITTENCOURT

Diretora Artística e Coreógrafa

Bailarina formada pela Royal Academy of Dancing de London-ARD e professora licenciada, há mais de 20 anos, pelo mesmo método de ensino.Tem em seu currículo aperfeiçoamento em balé clássico em Londres e em dança clássica e contemporânea no Canadá.

Foi por 20 anos bailarina da CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA, apresentando-se por todo o Brasil e em países como África, Escócia, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Canadá, Uruguai, Alemanha, Paraguai e Chile. Atuou também como assistente de importantes coreógrafos e professores nacionais e internacionais, como Mark Baldwin (Inglaterra), Gigi Caciuleanu, Patrick Delcroix (França), Itizik Galili (Holanda), Victor Navarro (Espanha), Marc de Graef (Portugal), Boris Storokov (Rússia), Tíndaro Silvano e Rui Moreira (Brasil), entre outros.

Desde 1990 é Diretora Técnica e Artística, além de professora do Estúdio de Ballet Cisne Negro e, paralelamente a essa atividade, desde 1998, é Diretora Artística e de Ensaios da CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA, onde também atua como coreógrafa.

Em 2019 fez parte do Corpo de Jurados do Festival de Joinville, onde participou como curadora em 2021.

Daniele Bittencourt - Cisne Negro Cia de Dança

Missão

O objetivo da Cisne Negro Companhia de Dança é ser referência na democratização e acesso as artes, além de oferecer experiências e perspectivas únicas em dança que envolvam a conversa e promovam a diversidade. A Cisne Negro é considerada uma das melhores companhias de dança contemporânea do país, que desde sua constituição está alicerçada à criação, pesquisa e desenvolvimento de talentos. Em seu compromisso com a inovação em todos os aspectos, ela prospecta o enriquecimento da cultura brasileira por meio de suas atividades e espetáculos em âmbito nacional e internacional.

Visão

A ALMA da Cisne Negro está no comprometimento com a colaboração, elaboração e implementação de projetos socioculturais, socioeducativos e ambientais que auxiliam na idealização e direção de uma sociedade mais inclusiva. A Companhia promove o acolhimento artístico e cultural, pois acredita fortemente que todo ser humano merece experimentar o prazer da arte e, igualmente, que a cultura é uma ferramenta significativa de transformação social, alimento de esperança e sonhos.nacional.

Valores

  • Paixão;
  • Diversidade humana e cultural;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Democratização e acessibilidade a arte;
  • Ética e transparência;
  • Empreendedorismo e inovação;
  • Respeito à vida; Preservação, Humanização e Dignidade.

Uma Ferramenta de Transformação Social

A CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA acredita que a cultura é uma ferramenta de
transformação social, alimento de esperança e sonhos de muitas pessoas, portanto,
dentro do seu repertório possui obras sócio-educativas, como: “Vem Dançar” – a história da dança através dos tempos, “Don Quixote e Sancho Pança, Viajando pela Dança”, uma viagem pelas danças tradicionais brasileiras, sob uma ótica contemporânea e “Baobá” obra baseada na história de O Pequeno Príncipe, uma discussão entre o Pequeno Príncipe e um Príncipe afro-brasileiro sobre a sustentabilidade do planeta.Os trabalhos da Companhia se inserem dentro do panorama contemporâneo da dança ocidental, e conseqüentemente, desde o início, trabalha com coreógrafos inovadores.
Seus trabalhos já foram apresentados nas principais cidades do Brasil e, na África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Tailândia, Uruguai, China e Romênia.
Com uma visão eclética, participa de eventos diversificados:

Fez parte da turnê internacional do tenor italiano Andréa Bocelli, com coreografia de Dany Bittencourt e participação de bailarinos da CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA
2016 – Nas cidades de Curitiba e São Paulo;
2018 – Nas cidades de Porto Alegre, Brasília e São Paulo
No mês de maio de 2018, participou da Ópera La Traviata, no Theatro Municipal de São Paulo, sob a direção de Jorge Takla, com coreografia de Dany Bittencourt.

No mês de setembro de 2023 participou no Teatro Bradesco mais uma vez da Ópera La Traviata, com coreografia de Dany Bittencourt, juntamente com a Orquestra Acadêmica de São Paulo, sob a regência do maestro Luciano Camargo.

O Quebra-Nozes: Todo mês de dezembro apresenta em São Paulo o tradicional espetáculo natalino, que neste ano de 2025
está em sua 42ª Edição.

Ocupação Hulda Bittencourt – Uma História com a Dança – Em 2024, sob a Curadoria de Dany Bittencourt e Marco Prado
foi realizada esta exposição, com grande sucesso, em São Paulo (Oficina Cultural Oswald de Andrade) e Ribeirão Preto
(Centro Cultural Palace), com entrada gratuita, contando a história de uma das grandes damas da dança nacional, Hulda
Bittencourt, que nos deixou em 2021, retratando sua vida como mulher, bailarina, coreógrafa e empresária, bem como o
nascimento da Cisne Negro (Companhia e Estúdio de Ballet e Danças, com 47 e 66 anos de existência, respectivamente) e de
seu imenso legado deixado à DANÇA BRASILEIRA. Esta exposição deverá percorrer posteriormente várias cidades do
Interior do Estado de São Paulo.

ENIGMAS 3 FOTOGRAFO REGINALDO AZEVEDO

Ações Sociais de Inclusão e Socialização

Consciente de sua responsabilidade social, tem participado de inúmeros projetos sociais de arte-educação ao longo de sua
trajetória, com o intuito de TRANSFORMAR, através da ARTE E DA DANÇA indicadores sociais principalmente junto à população
jovem, em situaçãode vulnerabilidade social.

NÚCLEO DE DANÇA CISNE NEGRO
Em 2021 iniciou o projeto social NÚCLEO DE DANÇA CISNE NEGRO, nas dependências do Instituto Dom Bosco, no Bom Retiro, com aulas gratuitas de ballet clássico, pelo método da Royal Academy of Dance para 70 crianças e jovens, com professores especializados, duas vezes por semana, adaptando o local para essas aulas, com espelhos, barras, tapete para dança e demais acessórios bem como, fornecendo, também de forma gratuita, todo o uniforme e adereços necessários para tanto. No ano de 2024 ampliamos a atuação do projeto, trabalhando com 3 unidades: Bom Retiro, Lapa e Heliópolis, atendendo 190 crianças e adolescentes, cuja continuidade acontecerá neste ano de 2025.

Cisne Negro Cia de Dança

Dança nos Hospitais

Vem realizando espetáculos gratuitos em saguões de hospitais para pacientes, equipe médica e equipe de apoio, humanizando o ambiente hospitalar, com arte, cultura e beleza, com importantes resultados de sensibilização e esperança, não só para a platéia presente, como para os próprios integrantes da Companhia.

UTILIDADE PÚBLICA

Em 2022 recebeu da Prefeitura de São Paulo o título de“Utilidade Pública”.

Paises Visitados

ÁFRICA DO SUL –2004 – Durban, Pretória, Capetown
ALEMANHA – 2014 – 2013 – 2011 – 2009 – 2006 –2000 – 1998 – Wonfelbütel, Schweinfurt, Fellbach, Bad Kissingen, Bielefield, Bonn, Coesfeld, Gütersloh, Hagen, Leverkusen, Lufwigshafen, Offenburg, Saarlouis, Scwinfurt, Siegen, Viersen,Villingen,Wiesbaden, Worms
ARGENTINA–2010–2009–2003–1999– 1998–1996–1993–1992– 1991 Bahia Blanca,Buenos Aires, Catamarca, Córdoba, Corrientes, Jujuy, La Pampa, Mar del Plata, Mendonça, Posadas, Resistência, Rosário, Salta, San Juan,SantaFé, Tandil, Termosde Rio Hondo,Tres Arroyos,Tucuman
CANADÁ–1992 – Quebec, Ottawa
CHILE –2000 –2006 –2008–Temuco, Santiago
CHINA–2013– Pequim –2017 –Xiamen –BricsArtsFestival
COLOMBIA –2012 –Bogotá
CUBA–2006–Havana, Cien Fuegos
ESCÓCIA–1986 – Aberdeen
ESPANHA–1985 –Osuna, Estepa, Sevilha, DosHermanos
ESTADOS UNIDOS –2022 – Pittsburgh- 2011–2005–2001 –1998– 1988– Aspen, Miami,NovaYork
INGLATERRA –1998–1986–Brington, Londres
MOÇAMBIQUE –2004– Maputo
PARAGUAI–2004 – Assunción
TAILÂNDIA –2010 –Bangkok
ROMÊNIA– 2014 – Cluj Napoca, Sibiu
URUGUAI–2024 – 2010–2009–2007–1998–1994–1992–Montevideo

Croa Cisne Negro Cia de Dança

Leis de Incentivo

A Cisne Negro Cia. de Dança tem projetos aprovados nas seguintes Lei de Incentivo:
Lei Rouanet – Os incentivadores – pessoa física ou pessoa jurídica – poderão se beneficiar de abatimento no Imposto de Renda Devido
Projeto : Manutenção Trienal da Cisne Negro Cia. de Dança – 2023/2025 – PRONAC Nº – Para manutenção das atividades e projetos desenvolvidos pela Companhia.
ProMac – Os incentivadores contribuintes – pessoa física ou pessoa jurídica- poderão destinar partes dos seus impostos municipais(ISS e IPTU) a projetos aprovados no programa.
Projeto: Núcleo de Dança Cisne Negro IV – Projeto sócio-educativo, com aulas de dança gratuitas, pelo método da Royal Academy of Dancing, de Londres para 120 crianças e adolescentes nas unidades da Lapa (Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco) e Heliópolis (Instituto Baccarelli), onde recebem, além das aulas de dança, toda a infraestrutura necessária para tanto como uniformes, sapatilhas, salas de aula equipadas (tapete, barras, espelhos), bem como figurinos para participarem de espetáculo anual de ballet de repertório, produzido pela Cisne Negro Cia. de Dança, apresentando sempre uma obra de ballet de repertório como La Fille Mal Gardèe, Coppelia, O Mágico de Oz, entre outros.
Informações: projetos@cisnenegro.com.br

ENIGMAS 3 FOTOGRAFO REGINALDO AZEVEDO

Ficha técnica

Fundação e Direção Artística: Hulda Bittencourt (in memoriam)
Direção Artística e Direção de Ensaios: Dany Bittencourt
Assistente de Direção e Ensaios: PatríciaAlquezar
Professores Convidados: Alex Lima, Alex Soares, André Malosá, Armando Duarte, Boris Storokov, Christian Camus, Daielma
Decker, Daniela Severian, Denise Siqueira, Demis Moretti, Elie Lazar, Felix Valentim, Gisele Santoro, Henrique Lima, Hugo Fanari,
Jorge Garcia, Lorena Merlino, Luciana Vigneron, Márcio Rongetti, Mário Nascimento, Mônica Kodato, Paula D’Ajello, Sara Mazon,
Roberto Amorim, Sérgio Marshall, Simone Ferro, Tereza Augusta,Vladimir Condereche, entre outros.
Elenco: Ana Luísa Torres, Bianca Huang, Clara Bianca, Diego Azevedo, Gabriel Félix, Gabriela Evangelista, Gustavo Ambrósio,
Ingrid Costa, Isabelle Dantas, Leonardo Branco, Luis Miranda, Mário Gilberto, Pedro Henrique Fernandes, Rayssa Albuquerque,
Willian Gásparo.
Pianistas: Luiz Augusto Ribeiro, Maria Inês Vasconcellos, Nilza Fernandes
Confecção de Figurinos: Camarim Artigos para Dança – Giselle Bittencourt
Camareira e Coordenadora Figurinos: Anarita Grigório do Nascimento
Visagismo de Maquiagem: Chloé Gaya– Jacques Janine
Fotógrafo: Reginaldo Azevedo – Raphoto
Design Gráfico: Paulo Humberto Ludovico de Almeida
Responsável Técnico: Eduardo Ferreira Paes Jr.
Controler:Ivana dos Santos
Assessoriade Imprensa: Luar Conteúdo – Vanessa Luckaschek
Assessoria Executiva e Projetos Culturais: Maria Aparecida Fiorentin
Assessoria Administrativa/Financeira: Raquel Murano
Gestão Cultural e Assessoria Internacional: Cesar Dias
Diretoria da Associação Cultural dos Amigos do Cisne Negro Cia. de Dança: Maria Luiza Crivelaro (Presidente) e Jorge Luiz Leal
(Vice Presidente)
Fisioterapia: Clínica Laura Proença
Médico: Dr. João Buarque de Hollanda

Baobá - Dany Bittencourt - Cisne Negro Cia de Dança


Prêmios