A sensacional Cisne Negro Cia. de Dança
Leverkusen. No final, a casa lotada exultava. E o aplauso particularmente entusiasmado, do público de dança da cena cultural de Leverkusen, de maneira alguma era apenas para a última das quatro peças desta noite, a estréia alemã de “Calunga”, uma coreografia afro-brasileira de Rui Moreira.
Fascinante foi toda a apresentação, no teatro Fórum, da Cisne Negro Cia. de Dança do Brasil. Em dez movimentos variados, “Calunga” evoca uma ação tradicional, uma mistura de festa popular e procissão religiosa ao som de música concertante nacional de temas populares. Embora a coreografia termine de maneira um tanto teatral, com bandeira portada adiante e flutuante pano azul, que antes ondulara como vagas de água ou fora colocado, como xale super longo, em volta do pescoço de uma figura de madona, o trabalho dançante que parecia fluir suave e levemente e sem gravidade, não obstante, fascinava. As calungas são bonecas de madeira ou cera que, por essa ocasião, são carregadas pelas ruas por umas damas de paço. Rui Moreira aproveitou este elemento tradicional para a criação de cenas particularmente impressionantes. Tal como se tivesse virado figura de cera, uma bailarina, durante longo tempo, manteve o equilíbrio no alto do ar. Apenas segurada pelos pés, foi carregada nas mãos por um bailarino e, assim, passada para outras mãos ainda várias vezes. Foram momentos sensacionais na apresentação de um grupo que mostrou sua formação clássica, por exemplo na dança em pontas na peça de abertura “Elgar”, e ultrapassa as fronteiras entre dança e acrobacia.
Igualmente na coreografia “Forrolins”, de Dany Bittencourt, filha da fundadora da companhia, Hulda Bittencourt. A peça enérgica vive de elementos da dança de show que foram desenvolvidos de forma charmosa para além desse gênero. Os bailarinos desciam ao chão como bichinhos de borracha. Um efeito tão fascinante como o da grande tremulação no início da peça “Além da Pele”, do coreógrafo Patrick Delcroix. Este fazia estremecer a companhia, como eletrizada, entre varas com holofotes abaixadas sobre o palco. Sensaciona !!
RHEINISCHE POST, MONIKA KLEIN, LEVERKUSEN, ALEMANHA, 8 DE MAIO DE 2011