Crôa Conquista Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025
26/06/2025
Em noite de reconhecimento à expressão artística paulista, a coreografia “Crôa”, assinada pela coreógrafa Simone Ferro e interpretada pela Cisne Negro Cia de Dança, conquistou o Troféu Governador do Estado de São Paulo na categoria Dança durante a cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira, 24/06/2025.
A Companhia que comemora 48 anos de vida, foi representada no evento por sua diretora artística, Dany Bittencourt que subiu ao palco para receber um dos mais prestigiados prêmios culturais do país. O troféu, desenhado exclusivamente pelo arquiteto Ricardo Ohtake, simboliza a alegria e a liberdade promovidas pela cultura.
A premiação, promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, reconhece propostas que fazem a diferença na construção e valorização da identidade artística paulista. Este ano, “Crôa” destacou-se pelo olhar sensível e pulsante de Simone Ferro, marcando mais um capítulo importante na história da Cisne Negro Cia de Dança, grupo de referência nacional e internacional na área.
Para a direção da companhia, o reconhecimento não apenas chancela o trabalho de excelência desenvolvido por artistas, como inspira e motiva futuros criadores da cena da dança.
Sob a direção artística de José Possi Neto, a solenidade contou ainda com a presença da Secretária de Cultura do Estado de São Paulo, Marília Marton, bem como de premiados de várias outras categorias além da Dança, como Literatura, Música, Artes Visuais, Teatro, Cinema, entre outras, consolidando o evento como uma reverência aos agentes culturais que transformam, inovam e representam a riqueza cultural do Brasil.
“CROA” (2024)
Projeto este fomentado pelo programa FUNARTE RETOMADA 2023 – DANÇA
Projeto de Criação Coreográfica para a Cisne Negro Cia de Dança
Conceito e Direção: Simone Linhares Ferro
Coreografia: Simone Linhares Ferro em colaboração com os intérpretes
Artistic Director: Dany Bittencourt
Bailarinos: Elenco da Cisne Negro Cia de Dança
Trilha Sonora: Caixeiras do Divino e Fabio Cardia
Caixeiras: Agostinha da Hora, Aguida Pinheiro Neves (Moça Neves), Lindanira Nunes Oliveira, Maria Dalva Belfort, Maria Ribamar Travassos (Maria Caixeira), Marialda da Hora Mendes (Adinha)
Costumes e Cenografia: Kelson Barros e Simone Linhares Ferro
Iluminação: Eduardo Paes
Consultor: Jandir Gonsalves