O Quebra-Nozes 35 anos

07/12/2018

Cisne Negro Cia de Dança apresenta no Teatro Alfa 35ª temporada de O Quebra-Nozes,
tradicional espetáculo natalino de dança, com a maravilhosa música de Tchaikovsky!

Sobre o Espetáculo

Mantendo o tradicional ballet O Quebra-Nozes, será exibido no Teatro Alfa, em sua 35ª edição, no período de 13 a 23 de dezembro.

A Cisne Negro Cia de Dança já está pronta para entrar em cena novamente com o espetáculo natalino O Quebra-Nozes, criado por Tchaikovsky em 1891. A obra entra em cartaz dia 13 de dezembro, quinta-feira, no Teatro Alfa, com sessões até dia 23 de dezembro, com matinês aos sábados e domingos. Além do elenco oficial da companhia, participam também solistas que são primeiros-bailarinos das companhias que fazem parte. Tradicional na cidade, o espetáculo recebeu em 2012 o Prêmio Governador do Estado como Melhor Espetáculo de Dança – preferência popular.

O Quebra-Nozes é encenado em dois atos, o ballet conta a fantasia de Clara, uma menina que na noite de Natal ganha muitos presentes, mas se encanta de uma maneira especial por um deles, um boneco quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu novo presente adormece e entra no mundo da fantasia. Os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, viajam para O Reino das Neves e Reino dos Doces, onde Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso pas-de-deux da Fada Açucarada.

A criação do espetáculo foi inspirada em uma adaptação francesa de um trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig (Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), de Hoffmann. Tchaikovsky se encantou com as colorações sinistras e fantásticas que envolvem a história e compôs a música para o ballet. O resultado é uma obra repleta de fantasia e romantismo.

A obra produzida pela Cisne Negro foi apresentada pela primeira vez em 1983 sob a direção de Hulda Bittencourt, recebendo naquele ano o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), como Melhor Espetáculo de Dança. Desde então, foi incorporado ao repertório da Cisne Negro Cia de Dança até os dias de hoje. Uma das marcas do grupo é renovar o espetáculo a cada ano, emprestando a ele um toque de originalidade e inovação sem perder sua essência. A diversidade pode ser vista tanto nas coreografias quanto na montagem cênica.

No foyer do Teatro, haverá a apresentação de Corais convidados, interpretando músicas natalinas, uma hora antes do início dos espetáculos.

Solistas Convidados

Cícero Gomes – 1º bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Luiza Ginez ou Mariana Paschoal – Solistas da Cisne Negro Cia. de Dança

13/12 | 14/12 | 15/12 (17h e 20h) | 16/12 (15h e 18h) | 22/12 (17h) | 23/12 (15h)

Aurora Dickie e Alexei Orlenco – Solistas do Staatsballett Berlin (Alemanha)

19/12 | 20/12 | 21/12 | 22/12 (20h) | 23/12 (18h)

Participação da Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Bacarelli (sob a regência de Edilson Ventureli) nos dias 21, 22 e 23 de dezembro.

21/12 – sexta-feira – 21h30

22/12 – sábado – 20h

23/12 – domingo – 18h

Sessão de Audiodescrição no dia 16 de dezembro, domingo, 15h.