1994
O BOI NO TELHADO
Um turbilhão de ritmos que permite diferentes leituras de uma obra que demonstra a natural musicalidade do povo brasileiro. A peculiaridade dessa composição musical é de ter sido escrita pelo músico francês Darius Milhaud, que morou no Brasil na década de 1910.
Raros compositores souberam tão bem retratar a grandiosidade da nossa música. Este curioso título, tanto da música, quanto do balé, é inspirado em uma marchinha carnavalesca muito popular naquela época.
A versão original de “O Boi no Telhado” foi estreada em Paris em 1920, alcançando retumbante sucesso.
FICHA TÉCNICA
- Coreografia
Tíndaro Silvano
- Cenografia / Figurino
Raul Belém Machado
- Confecção Figurinos
Camarim Artigos para Dança
- Música
Darius Milhaud
- Duração
17’ - Ano
1994
SOBRE O COREÓGRAFO
TÍNDARO SILVANO

É bailarino, maïtre de ballet e coreógrafo, formado pelo Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), com o professor Carlos Leite. Aperfeiçoou-se com mestres da dança como Hugo Dellavalle e Bettina Bellomo. Dançou com as cias. do Palácio das Artes (MG), do Ballet Guaíra (Curitiba, PR), do Ballet Gulbenkian (Lisboa) e do Ballet do Theatro Municipal (RJ). Como coreógrafo vem trabalhando, desde 1986, dentre outros, com o Grupo Cisne Negro (SP), Ballet do teatro Castro Alves (Salvador), Ballet Nordhausen (Alemanha), Brabant Danzconservatorium (Holanda), Teatro Argentino de La Plata (Argentina) e na Ópera Nacional da Finlândia. Na Cia. de Dança de Minas Gerais, criou 15 espetáculos entre 1988 e 1996, muitos deles premiados. Em 2004 e 2005, foi artista convidado da Cité Internationale des Arts, em Paris. É hoje Maitre de Ballet e coreógrafo do Ballet Jovem do Palácio das Artes (Belo Horizonte) e atua simultaneamente em diversas companhias de dança pelo mundo.